terça-feira, 1 de julho de 2014

A Inflação no Ensino Superior



Como sempre para cada peso haverá sempre duas medidas.

            Com a política de incentivo do governo federal de promover a educação habilitando maiores acessos aos jovens às faculdades através de financiamento do estado, um novo fenômeno surge: a inflação educacional.

O maior vilão é o próprio FIES – Fundo de Financiamento Estudantil criado pelo governo que permite que o estudante pague posteriormente os seus estudos em até 3 ou 4 vezes a duração do seu período de curso.  Porém, as escolas habilitadas no fundo, estão em média, praticando um reajuste superior às faculdades que não possuem política de financiamento junto ao governo. Ou seja, o governo promoveu a socialização e a educação, porém agora terá que contornar, ou melhor, controlar os reajustes abusivos dessas faculdades que estão impondo seus preços para garantir maiores margens.

Um estudo recente divulgado pela PUC-Rio mostra que as universidades que trabalham com o FIES reajustaram suas mensalidades em média 2,5% acima das faculdades que não adequam ao fundo. Os cursos de Medicina e Odontologia tiveram reajuste acumulado em 4 anos de 9,3%. Os números crescem à medida que os benefícios crescem também: em 2009, o número de beneficiados pelo FIES era de apenas  32.781, e hoje, chegam a meio milhão de pessoas beneficiadas!

Um grande mérito do governo que tem agora pela frente a missão de frear a inflação e reduzir o endividamento dos próprios estudantes que correm um sério risco de se tornarem inadimplentes após sua formação: ou pelo fato de não conseguir se encaixar no cargo no qual se formou ou pelo fato de não ter um salário compatível com o reajuste do financiamento que na época foi proposto.

Vamos ficar atentos aos reajustes semestrais / anuais de faculdades, principalmente vocês estudantes que atualmente utilizam o FIES. É hora de criticar, acompanhar e pensar no seu futuro financeiro e profissional.

Uma boa semana à todos!

Shirley Cipriano
facebook.com.br/institutodeinteligenciaexecutiva

contato@institutoie.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário