quinta-feira, 22 de março de 2012

Por que você deve selecionar as empresas nas quais trabalhar

Saudações Exeutivas à todos!

O capítulo 1 do Livro "Novos Executivos: crises, desafios e soluções", educa o profissional a selecionar as empresas nas quais ele pretende trabalhar.

Os bons profissionais devem aproveitar o processo seletivo para também avaliar a grade curricular da empresa em questão. É comum encontrarmos profissionais ludibriados ou porquê não dizer, modestamente enganados em processos seletivos, arrependidos da opção nos primeiros meses de empresa.

Existe uma distância muito grande entre a EMPRESA QUE QUER SER e a EMPRESA QUE É. É comum em processos seletivos as empresas apresentarem muito mais aonde quer chegar do que realmente aonde está. Passei por uma decepção parecida e venho compartilhar a experiência com vocês. Eu posso querer ser a maior empresa de consultoria do país, mas entre querer ser e chegar lá, existem vários muros e pontes que precisam ser desmoronados e renconstruídos. Isto exige preparo que poucas empresas têm. Aconselho pois quando estiver diante de uma empresa de tal postura, avaliar QUANDO e COMO ela fará para alcançar seus objetivos. Se tais estiverem controversos ou otimistas demasiadamente, comece a desconfiar.

O livro também aborda o tópico alegando que a maior referência da empresa são seus ex-colaboradores. Jamais deixe de consultar ao menos dois ou três ex-colaboradores recentes para ter uma opinião e uma idéia real da empresa. Conheço uma empresa que não vou citar o nome para não comprometê-la, que deixa à disposição a lista de ex-colaboradores com contato (com prévia autorização do colaborador ao sair) para futuras consultas de substitutos, independentemente da saída ser amigável ou não. Postura que aprovo e serve de atributo para outras empresas adotarem também. É bom saber O QUE ESTÃO PENSANDO de você lá fora (digo empresa), ou como o mercado observa a empresa lá de fora.

Cinco dicas cruciais para você observar nas empresas:
1) Não arrisque a deixar um emprego em prol de outro em que as pessoas não "seguram" seus cargos por mais de seis meses, a não ser que esteja disponível no mercado para arriscar;
2) Se na entrevista com ex-colaboradores a maioria conotar mais pontos negativos sobre a empresa ou recusar a manifestar opinião, vá com mais cautela. Pergunte mais nos processos seletivos e não hesite em fazer questionamentos ao RH. Ele está na empresa para isto.
3) Observe o FOCO das empresas. Aquelas que mudam sempre o FOCO podem estar "perdidas" sem saber exatamente para onde ir. Empresas com foco geralmente tem um bom setor de qualidade, RH, Tecnologia da Informação, Auditoria,Controles Internos e Segurança do Trabalho MUITO BEM DEFINIDOS COM METAS SUSTENTÁVEIS.
4) Compare os concorrentes da empresa se estão em nível bem superior ou bem inferior a ela. O distanciamento da concorrência pode signficar liderança e estabilidade no mercado, ou RISCO. Quando a empresa não tem total transparência dos números (balanços e registros divulgados e ou publicados oficialmente) este é um bom indicador de sobrevivência de gestão.
5)Só saia do seu atual emprego em busca de crescimento e felicidade e só assuma outro emprego se for para SEU CRESCIMENTO e SUA FELICIDADE. Do contrário corre o risco de ficar estagnado ou retroagir em carreira. Isto para currículo não é bem visto.

E você que pertence a algum RH de empresa e neste momento lê tais linhas, comece a repensar nos valores, crenças e missões da empresa e se preparar para os profissionais que cada vez mais surgirão com indagações e questionamentos sobre a empresa e a gestão. Prepare-se para ser transparente.

Até mais!
Shirley Cipriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário