segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dez dicas para não se Desgastar no Ambiente de Trabalho


1)   Evite comentários desnecessários: mude o seu vocabulário para frases curtas e diretas, evitando duplas interpretações, ou ainda, a “confusão mental” de quem escuta: quando a pessoa não entende o que você quer expressar.
2)   Afaste-se da “rádio peão”: o maior motivo de rinchas e rivalidades internas nas corporações são as pessoas que provocam críticas e conversas desnecessárias espalhando rapidamente notícias que não deveriam ser divulgadas muitas vezes até de forma incorreta.
3)   Evite pontes de diálogo: sempre que possível fale diretamente o assunto ou o recado para a pessoa que precisa ouvir e não use terceiros para levar a conversa.
4)   Respeite a hierarquia e as funções: ninguém sabe tudo dentro da organização. Uma das questões mais antiéticas que se pode existir numa empresa é ver profissionais querendo exercer a função de outros, passando por cima dos colegas de trabalho, corroborando atividades e fazendo o tão chamado “puxa tapete”. Pessoas assim tem tempo de vida curto na empresa pois o próprio ambiente interno as expulsa do convívio direto e são comumente boicotadas por outros colegas de trabalho.
5)   Fale olhando nos olhos: pessoas que não conseguem se expressar olhando firmemente nos olhos dos outros ou são extremamente tímidas, ou são extremamente inseguras ou são extremamente sem confiança. Tome cuidado.
6)   A tecnologia trabalha a favor do homem mas não a favor da comunicação: e-mails, Skype, SMS, WhatsApp são excelentes ferramentas de comunicação. Algumas servem até como registro e documentações. Mas muitos estão pecando em deixar de dar um simples telefonema rápido para se afixar no mundo digital.  Obviamente as pessoas estão com o tempo muito escassos, mas, se o assunto for breve, é preferível ligar e ter um diálogo de 30 segundos, do que ficar aguardando horas para receber uma resposta de SMS ou outros meios. A comunicação verbal está obsoleta no mercado e jogando muita gente no buraco. Agora, também tomem cuidado com as pessoas que evitam e-mails e trocam meias palavras ou telefonemas. Essas também podem estar realmente evitando que seus assuntos sejam registrados. Sapiência na hora de observar essas pessoas.
7)   Seja você mesmo sempre: a AUTENTICIDADE PESSOAL está em baixa no mercado. As pessoas se comportam de acordo com as suas vestimentas ou o local aonde frequenta. Elas perdem a autenticidade, a moral e o respeito. Seja você mesmo sempre!
8)   Cada um enxerga o mundo, a empresa e os negócios de uma maneira: nem sempre sua ideia que talvez seja a melhor, será aceita. Nada de abaixar a cabeça ou se frustrar. Documente suas ideias, procure saber sem muitas insistências os motivos pelos quais o seu propósito não foi aceito, mas, nada de bater cabeça, se estressar ou procurar culpados pela rejeição do seu projeto. Deixem quem decidiu “bater a cabeça” para lá e que ele resolva as consequências quando elas aparecerem. E nada de ficar falando: eu avisei. O bom profissional indica, avisa e acompanha. É claro que dá uma vontade devastadora de rir quando você vê que descobriram que erraram por não seguir o caminho que você indicou, mas pense bem: você já é brilhante em ter dado a melhor ideia mesmo não sendo ela a acatada.
9)   Vista a camisa da empresa: enquanto você estiver na corporação, por mais que não esteja satisfeito, não existe essa de ficar desmotivado e criar desmotivação em outros colegas.  Até o último segundo você vestirá a camisa da empresa e será o melhor profissional. Se não consegue ir até o último segundo, não é vergonha pedir para ser substituído por outro jogador antes dos 45 minutos do segundo tempo. Isto é ser profissional.
10)                  Nunca deixe de buscar empresas que acreditem no seu potencial: estar em um ambiente de trabalho que não valoriza todas as suas habilidades ou que acredita que você não vale o tanto que faz, realmente, não vale à pena. A melhor maneira de manter a mente saudável e a vida tranquila é estar em uma corporação que o faça bem e que você também se sinta bem. Não quebre a cabeça com empresas que não quebram a cabeça por você. Se esforce, busque o mercado, corra  atrás.  Na verdade não é bem a empresa que não o valoriza, mas talvez, você está com um dedo podre na hora de escolher a corporação aonde trabalhar.

Pense nisso! Boa semana à todos.
Shirley Cipriano


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